"Criatividade é permitir a si mesmo cometer erros. Arte é saber quais erros manter."
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Benefícios da Caminhada
Vantagens
- Melhora a circulação e a actividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos.
- Reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios.
- Com a caminhada, o risco de lesão é pequeno, já que a actividade é de intensidade baixa.
Riscos
- Os riscos da caminhada são quase que inexistentes. Mas eles podem aparecer se a pessoa não tiver acompanhamento médico ou o ritmo da caminhada for pesado.
- Os batimentos do coração não podem ultrapassar 75% a 80% da frequência normal.
Observação: para calcular a sua frequência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 - idade = frequência cardíaca total (100%). Na dúvida, consulte um médico.
- Uma pessoa sedentária corre mais riscos que uma pessoa activa, tanto na caminhada como em outras actividades físicas.
Período mínimo para fazer efeito
- De três a cinco vezes por semana, 30 minutos ao dia.
- Para quem estiver começando, o ideal é alternar um dia de descanso com um dia de exercício.
Gasto calórico médio
- De 200 a 400 kcal/hora
Observação: A queima das gordurosas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.
Quem deve fazer!
- Todas as pessoas, das mais diversas idades, desde que tenham passado por uma consulta médica.
Dicas de primeiros Socorros
Vítimas de acidentes muitas vezes ficam entre a vida e a morte, caso faltar um correto atendimento de emergência, a vítima poderá morrer ou sofrer anos irreversíveis. A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros, úteis em caso de emergência e que podem ser empregadas para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado.
Dentre as características indispensáveis ao socorrista, destaca-se a “calma”. A vítima espera encontrar na ação do socorrista conforto e segurança. Portanto, a abordagem da vítima deve ser feita com tranqüilidade, com tom de voz moderada e, sobretudo, inspirar confiança.
Peça colaborações de outras pessoas, sempre que possível, deixando-se liderar por quem tiver maior conhecimento e experiência. Quem for escolhido para liderar solicita a ajuda dos demais, com calma e firmeza, e demonstra rapidamente a cada um o que deve ser feito.
Examine o local do acidente, identificando que quantas são e onde estão às vítimas. A importância desse procedimento é evidente, pois algumas vidas podem estar em grave risco. Identifique a possibilidade de perigos iminentes. Após o acidente, a vítima pode às vezes ser encontrada em local de perigo, como próxima de cabos eletrificados, de vazamento de produtos químicos, etc. Nesses casos, é preciso afastar o perigo de um novo acidente imediatamente.
O próximo passo é chamar por socorro especializado. Quanto antes for acionado o socorro especializado, antes serão atendidas as vítimas. Deve-se fornecer ao serviço de emergência o maior número possível de informações que possam facilitar o acesso às vítimas. Informações, tais como, o local exato e o tipo de acidente, uma descrição das vitimas (idade, sexo), se há vítimas inconscientes, qual a gravidade dos ferimentos das vítimas mais atingidas.
Até o socorro chegar ao local do acidente, o socorrista deve ter como prioridade o suporte básico de vida (garantia de manutenção da respiração e circulação da vítima). Em outras palavras o socorrista deve manter a vítima respirando e com o coração proporcionando o bombeamento do sangue para os diversos sistemas do corpo humano.
Essas dicas de primeiros socorros são desenvolvidas para a realidade do local da ocorrência que antecede a entrega da vítima no ambiente hospitalar. Contudo, é bom lembrar que o socorrista não é herói, deve ter bom senso e não ultrapassar os seus limites técnico e físico.
Dicas para se evitar o STRESS:
Mude sua a atitude, evite situações que possam gerar desgaste, ou enfrente-as de “cabeça fria”.
Durma bastante, ao acordar espreguice bem antes de se levantar.
Faça uma massagem ou uma sauna. Faça alongamentos diários.
Caminhe num parque, pare e observe a natureza, olhe para o céu, admire as plantas, alegre-se com a beleza das flores.
Sente-se ou deite-se no sofá para ouvir música, sem fazer outra actividade ao mesmo tempo.
Tome um duche mais longo, ou prepare um banho de banheira.
Vá ao teatro, cinema ou combine com os amigos para saírem e conviverem.
Escreva um poema ou leia um bom livro, ele pode levar sua mente para longe.
Faça uma oração.
Simplesmente relaxe.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Como Poupar Electricidade
Poupar é usar menos e se usar menos electricidade, vai gastar menos dinheiro por mês. É simples, eficaz e basta um pequeno gesto que já conhece: desligar botões ou interruptores. O ideal é tornar as dicas abaixo apresentadas em hábitos quotidianos – gestos económicos que vão reduzir drasticamente a factura da electricidade!
1. Habitue-se a desligar todas as luzes cada vez que sai de uma divisão… afinal há algum motivo para a luz do quarto estar acesa que se vá passar as próximas horas a cozinhar e depois a jantar? A sua carteira agradece!
2. Um regulador de intensidade de luz também pode ajudar a reduzir o consumo de electricidade. Em alternativa, escolha sempre a iluminação orientada, ou seja, se estiver a ler, basta ligar o candeeiro ao seu lado, não precisa da luz de tecto acesa também!
3. Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. Não se assuste com o preço – apesar de serem bastante mais caras que as lâmpadas “normais” é um investimento que compensará – consomem 6 vezes menos energia e duram 8 vezes mais.
4. Pode parecer inofensivo, mas a verdade é que a sua conta de electricidade vai registar menos dinheiro se passar a desligar todos os aparelhos que possam ser mantidos em standby (aquela luz de presença vermelha que se mantém depois de apagarmos a TV no comando e que continua a gastar 25% de energia!)… isto aplica-se a televisões, DVDs, aparelhagens, etc.
5. Desligue todos os aparelhos que não estão a ser utilizados no momento – computadores, impressoras, scanners, fotocopiadoras, máquina de café, microondas…
6. Evite deixar o telemóvel a carregar toda a noite. Infelizmente, continua a gastar electricidade, mesmo que a carga já esteja completa. Por outro lado, quando pegar no telemóvel depois de carregado, nunca deixe o carregador na tomada, se não, vai continuar a consumir energia!
7. Os electrodomésticos são os responsáveis pela maior fatia da conta de electricidade e os números comprovam-no: o frigorífico e congelador absorvem 30% do consumo eléctrico de um lar e as máquinas de lavar e secar, cerca de 10%. No enanto, já não conseguimos viver sem eles, mas eles podem viver em harmonia com a nossa carteira! Sempre que adquirir um electrodoméstico novo, compre um modelo da classe A – em termos de energia são muito mais eficientes. Por norma, são mais caros do que os outros modelos, mas vai obter o retorno desse investimento na factura da electricidade e em pouco tempo!
8. Cada vez que abre a porta do forno para espreitar o assado, perde 25% de calor, o que implica que o forno terá de reaquecer (consumir mais!) para voltar à temperatura inicial. Ao cozinhar, aprenda estes 2 truques: cozinhe com as tampas das panelas colocadas, consome apenas um quarto da energia que precisasse se não o colocasse; desligue sempre o forno ou as bocas do fogão alguns minutos antes do previsto – o calor acumulado é o suficiente para continuar a cozinhar os alimentos! Em alternativa, escolha panelas de pressão ou a vapor, permitem uma poupança eléctrica até 70%!
9. Para aquecer alimentos, escolha o microondas em vez do forno ou fogão.
10. Os frigoríficos e arcas congeladoras devem estar longe de janelas, portas e do fogão para não os obrigar a trabalhar (e a gastar!) mais. Não coloque alimentos ainda quentes no frigorífico e mantenha o seu termóstato entre os 3º e os 5º – é a temperatura ideal para conservar alimentos – abaixo dos 3º obriga a consumos de electricidade desnecessários.
11. Atenção à porta do frigorífico! Junte todos os alimentos para guardar antes de abrir a porta e tente retirar tudo o que precisa do frigorífico de uma só vez. Certifique-se que a porta fique sempre bem fechada, ao ficar aberta, está a gastar ainda mais do que o habitual!
12. Sabia que um frigorífico e congelador cheios são mais eficientes do que quando estão vazios? E não se esqueça de limpar, de forma regular, o gelo acumulado no congelador – muito gelo aumenta o consumo eléctrico!
13. As máquinas de lavar loiça e roupa só devem trabalhar com a sua carga máxima e, se possível, de noite, quando as tarifas de electricidade são mais económicas. Consulte a sua empresa de electricidade e descubra em que horário pode poupar!
14. As máquinas de lavar loiça e roupa gastam mais energia no aquecimento da água, ou seja, basta lavar a 40º em vez de 60º para poupar mais de 40% de electricidade! Se puder, lave com água fria (o ideal para roupa escura, aliás!). Para além disso, a maioria destes electrodomésticos disponibiliza programas económicos, por isso, aproveite-os na hora de lavar!
15. Sempre que possível, troque a máquina de secar roupa pelo estendal e o ar livre. Porém, quando a utilizar, não se esqueça, sempre na carga máxima e faça várias secagens seguidas para aproveitar o calor acumulado!
16. Reduza o tempo de utilização do aquecimento e ar condicionado, isolando bem portas e janelas para manter o calor e o frio dentro de quatro paredes. Se puder escolher, opte por vidros duplos – para além de garantir um excelente isolamento térmico, o excelente isolamento acústico vai trazer-lhe muito sossego!
17. Nos meses de Verão, mantenha janelas e estores fechados nas horas de maior calor, abrindo-os de manhã ou à noite (quando estiver mais fresco) para arrefecer a casa. Isto pode levar a uma menor utilização de ar condicionados. Por falar em ar condicionado, deve limpar ou mudar o seu filtro todos os meses – pode poupar até 20% de electricidade! Outro truque: basta manter uma temperatura ambiente de 25º, em vez de reduzir para os 20º, por exemplo, para continuar a amealhar! Em alternativa, escolha as ventoinhas – de tecto ou de pé – são muito mais económicas!
18. Adquira um termóstato eléctrico – trata-se de um pequeno termóstato que, ligado ao seu aparelho de climatização, pode ser programado para ligar nos horários mais económicos.
19. Baixe a temperatura da água quente. Se o seu esquentador for eléctrico, basta reduzir alguns graus da temperatura da água (provavelmente nem vai notar!) para começar a poupar já!
20. Use e abuse da luz natural. Abra as cortinas e estores para iluminar e para aquecer as casas em dias de Inverno (certifique-se que todas as janelas e portas estejam bem isoladas para não impedir que o calor fuja ao anoitecer). É gratuita! Quer melhor argumento?
21. Instale um painel solar e aproveite o sol para aquecer a sua casa!
22. Pode ainda poupar electricidade no exterior da casa. De forma directa, com a instalação de sensores, para que a iluminação exterior seja activada apenas na presença de alguém. De forma indirecta, através da jardinagem, ou seja, plante árvores e arbustos altos para criar agradáveis sombras no Verão e para bloquear ventos gelados no Inverno.
1. Habitue-se a desligar todas as luzes cada vez que sai de uma divisão… afinal há algum motivo para a luz do quarto estar acesa que se vá passar as próximas horas a cozinhar e depois a jantar? A sua carteira agradece!
2. Um regulador de intensidade de luz também pode ajudar a reduzir o consumo de electricidade. Em alternativa, escolha sempre a iluminação orientada, ou seja, se estiver a ler, basta ligar o candeeiro ao seu lado, não precisa da luz de tecto acesa também!
3. Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. Não se assuste com o preço – apesar de serem bastante mais caras que as lâmpadas “normais” é um investimento que compensará – consomem 6 vezes menos energia e duram 8 vezes mais.
4. Pode parecer inofensivo, mas a verdade é que a sua conta de electricidade vai registar menos dinheiro se passar a desligar todos os aparelhos que possam ser mantidos em standby (aquela luz de presença vermelha que se mantém depois de apagarmos a TV no comando e que continua a gastar 25% de energia!)… isto aplica-se a televisões, DVDs, aparelhagens, etc.
5. Desligue todos os aparelhos que não estão a ser utilizados no momento – computadores, impressoras, scanners, fotocopiadoras, máquina de café, microondas…
6. Evite deixar o telemóvel a carregar toda a noite. Infelizmente, continua a gastar electricidade, mesmo que a carga já esteja completa. Por outro lado, quando pegar no telemóvel depois de carregado, nunca deixe o carregador na tomada, se não, vai continuar a consumir energia!
7. Os electrodomésticos são os responsáveis pela maior fatia da conta de electricidade e os números comprovam-no: o frigorífico e congelador absorvem 30% do consumo eléctrico de um lar e as máquinas de lavar e secar, cerca de 10%. No enanto, já não conseguimos viver sem eles, mas eles podem viver em harmonia com a nossa carteira! Sempre que adquirir um electrodoméstico novo, compre um modelo da classe A – em termos de energia são muito mais eficientes. Por norma, são mais caros do que os outros modelos, mas vai obter o retorno desse investimento na factura da electricidade e em pouco tempo!
8. Cada vez que abre a porta do forno para espreitar o assado, perde 25% de calor, o que implica que o forno terá de reaquecer (consumir mais!) para voltar à temperatura inicial. Ao cozinhar, aprenda estes 2 truques: cozinhe com as tampas das panelas colocadas, consome apenas um quarto da energia que precisasse se não o colocasse; desligue sempre o forno ou as bocas do fogão alguns minutos antes do previsto – o calor acumulado é o suficiente para continuar a cozinhar os alimentos! Em alternativa, escolha panelas de pressão ou a vapor, permitem uma poupança eléctrica até 70%!
9. Para aquecer alimentos, escolha o microondas em vez do forno ou fogão.
10. Os frigoríficos e arcas congeladoras devem estar longe de janelas, portas e do fogão para não os obrigar a trabalhar (e a gastar!) mais. Não coloque alimentos ainda quentes no frigorífico e mantenha o seu termóstato entre os 3º e os 5º – é a temperatura ideal para conservar alimentos – abaixo dos 3º obriga a consumos de electricidade desnecessários.
11. Atenção à porta do frigorífico! Junte todos os alimentos para guardar antes de abrir a porta e tente retirar tudo o que precisa do frigorífico de uma só vez. Certifique-se que a porta fique sempre bem fechada, ao ficar aberta, está a gastar ainda mais do que o habitual!
12. Sabia que um frigorífico e congelador cheios são mais eficientes do que quando estão vazios? E não se esqueça de limpar, de forma regular, o gelo acumulado no congelador – muito gelo aumenta o consumo eléctrico!
13. As máquinas de lavar loiça e roupa só devem trabalhar com a sua carga máxima e, se possível, de noite, quando as tarifas de electricidade são mais económicas. Consulte a sua empresa de electricidade e descubra em que horário pode poupar!
14. As máquinas de lavar loiça e roupa gastam mais energia no aquecimento da água, ou seja, basta lavar a 40º em vez de 60º para poupar mais de 40% de electricidade! Se puder, lave com água fria (o ideal para roupa escura, aliás!). Para além disso, a maioria destes electrodomésticos disponibiliza programas económicos, por isso, aproveite-os na hora de lavar!
15. Sempre que possível, troque a máquina de secar roupa pelo estendal e o ar livre. Porém, quando a utilizar, não se esqueça, sempre na carga máxima e faça várias secagens seguidas para aproveitar o calor acumulado!
16. Reduza o tempo de utilização do aquecimento e ar condicionado, isolando bem portas e janelas para manter o calor e o frio dentro de quatro paredes. Se puder escolher, opte por vidros duplos – para além de garantir um excelente isolamento térmico, o excelente isolamento acústico vai trazer-lhe muito sossego!
17. Nos meses de Verão, mantenha janelas e estores fechados nas horas de maior calor, abrindo-os de manhã ou à noite (quando estiver mais fresco) para arrefecer a casa. Isto pode levar a uma menor utilização de ar condicionados. Por falar em ar condicionado, deve limpar ou mudar o seu filtro todos os meses – pode poupar até 20% de electricidade! Outro truque: basta manter uma temperatura ambiente de 25º, em vez de reduzir para os 20º, por exemplo, para continuar a amealhar! Em alternativa, escolha as ventoinhas – de tecto ou de pé – são muito mais económicas!
18. Adquira um termóstato eléctrico – trata-se de um pequeno termóstato que, ligado ao seu aparelho de climatização, pode ser programado para ligar nos horários mais económicos.
19. Baixe a temperatura da água quente. Se o seu esquentador for eléctrico, basta reduzir alguns graus da temperatura da água (provavelmente nem vai notar!) para começar a poupar já!
20. Use e abuse da luz natural. Abra as cortinas e estores para iluminar e para aquecer as casas em dias de Inverno (certifique-se que todas as janelas e portas estejam bem isoladas para não impedir que o calor fuja ao anoitecer). É gratuita! Quer melhor argumento?
21. Instale um painel solar e aproveite o sol para aquecer a sua casa!
22. Pode ainda poupar electricidade no exterior da casa. De forma directa, com a instalação de sensores, para que a iluminação exterior seja activada apenas na presença de alguém. De forma indirecta, através da jardinagem, ou seja, plante árvores e arbustos altos para criar agradáveis sombras no Verão e para bloquear ventos gelados no Inverno.
Respiração Diafragmática
Estudos mostram que quando chegamos ao mundo respiramos de forma correcta e vamos desaprendendo ao longo do caminho, não se sabe em que fase e nem porque isso ocorre.
Especialistas afirmam que a reeducação respiratória, além de prevenir doenças, reduz o stress, a hipertensão, a depressão e ajuda a rejuvenescer e emagrecer. Auxilia também a tranquilizar o emocional da pessoa e induz o relaxamento.
Estudos mostram que a respiração lenta pelo diafragma traz benefícios à saúde. Esse músculo (diafragma) se localiza entre o tórax e os pulmões. Quando ele é utilizado o oxigénio atinge completamente o pulmão.Na respiração torácica, o ar alcança somente a parte superior do órgão, o que ocasiona uma inactividade da parte inferior, e acaba prejudicando o desempenho do cérebro e do coração.
Existem dois tipos de respiração: a torácica (barriga para dentro e peito para fora), mais utilizada e menos recomendada. A troca gasosa será feita plenamente, mas somente pela parte superior dos pulmões. Como a parte inferior fica inactiva, pode abrir espaço para doenças pulmonares como bronquites, asmas e infecções alérgicas. Já a respiração diagramática (respiração abdominal barriga para fora e peito para dentro), que utilizamos no início de nossas vidas, é a melhor porque o oxigénio chega até a parte abaixo dos pulmões, onde ocorrerá a traga gasosa do oxigénio pelo gás carbónico. Na saída, o gás carbónico passará completamente pelos pulmões.
Especialistas afirmam que a reeducação respiratória, além de prevenir doenças, reduz o stress, a hipertensão, a depressão e ajuda a rejuvenescer e emagrecer. Auxilia também a tranquilizar o emocional da pessoa e induz o relaxamento.
Estudos mostram que a respiração lenta pelo diafragma traz benefícios à saúde. Esse músculo (diafragma) se localiza entre o tórax e os pulmões. Quando ele é utilizado o oxigénio atinge completamente o pulmão.Na respiração torácica, o ar alcança somente a parte superior do órgão, o que ocasiona uma inactividade da parte inferior, e acaba prejudicando o desempenho do cérebro e do coração.
Existem dois tipos de respiração: a torácica (barriga para dentro e peito para fora), mais utilizada e menos recomendada. A troca gasosa será feita plenamente, mas somente pela parte superior dos pulmões. Como a parte inferior fica inactiva, pode abrir espaço para doenças pulmonares como bronquites, asmas e infecções alérgicas. Já a respiração diagramática (respiração abdominal barriga para fora e peito para dentro), que utilizamos no início de nossas vidas, é a melhor porque o oxigénio chega até a parte abaixo dos pulmões, onde ocorrerá a traga gasosa do oxigénio pelo gás carbónico. Na saída, o gás carbónico passará completamente pelos pulmões.
Subscrever:
Mensagens (Atom)