Estudos mostram que quando chegamos ao mundo respiramos de forma correcta e vamos desaprendendo ao longo do caminho, não se sabe em que fase e nem porque isso ocorre.
Especialistas afirmam que a reeducação respiratória, além de prevenir doenças, reduz o stress, a hipertensão, a depressão e ajuda a rejuvenescer e emagrecer. Auxilia também a tranquilizar o emocional da pessoa e induz o relaxamento.
Estudos mostram que a respiração lenta pelo diafragma traz benefícios à saúde. Esse músculo (diafragma) se localiza entre o tórax e os pulmões. Quando ele é utilizado o oxigénio atinge completamente o pulmão.Na respiração torácica, o ar alcança somente a parte superior do órgão, o que ocasiona uma inactividade da parte inferior, e acaba prejudicando o desempenho do cérebro e do coração.
Existem dois tipos de respiração: a torácica (barriga para dentro e peito para fora), mais utilizada e menos recomendada. A troca gasosa será feita plenamente, mas somente pela parte superior dos pulmões. Como a parte inferior fica inactiva, pode abrir espaço para doenças pulmonares como bronquites, asmas e infecções alérgicas. Já a respiração diagramática (respiração abdominal barriga para fora e peito para dentro), que utilizamos no início de nossas vidas, é a melhor porque o oxigénio chega até a parte abaixo dos pulmões, onde ocorrerá a traga gasosa do oxigénio pelo gás carbónico. Na saída, o gás carbónico passará completamente pelos pulmões.
Sem comentários:
Enviar um comentário